domingo, 9 de novembro de 2014

Laboratório suíço vai realizar segundo ensaio de vacina contra o ébola

A Organização Mundial da Saúde (OMS) saudou a aprovação pela Swissmedic, a autoridade de regulação suíça dos produtos terapêuticos, para realização de um segundo ensaio suíço de uma vacina experimental contra o vírus do ébola.

Genebra - A Organização Mundial da Saúde (OMS) saudou a aprovação pela Swissmedic, a autoridade de regulação suíça dos produtos terapêuticos, para realização de um segundo ensaio suíço de uma vacina experimental contra o vírus do ébola.
Segundo a OMS, o ensaio será realizado pela Universidade Hospitalar de Genebra e se for considerado seguro ensaios em maior escala serão feitos nos países africanos a partir de janeiro de 2015.
Uma aprovação significa que a vacina será testada em quase 115 voluntários em Genebra.
O ensaio, que beneficia do apoio da OMS, é o último de uma série que envolve duas vacinas candidatas diferentes contra o vírus do Ébola em curso na Suíça, no Mali, no Reino Unido e nos Estados Unidos.
A vacina experimental VSV-ZEBOV  foi concebida por cientistas da Agência de Saúde Pública do Canadá e é baseada no vírus que causa a estomatite vesicular, uma doença que afeta os animais.
O vírus foi enfraquecido e geneticamente modificado para exprimir a glicoproteína do vírus Ébola Zaire (ZEBOV) por forma a provocar uma resposta imunitária contra o vírus do Ébola real.
A OMS declarou que a vacina experimental será testada em voluntários sãos, alguns dos quais serão enviados enquanto pessoal de saúde na luta contra a epidemia de Ébola na África Ocidental.
O ensaio permitirá testar a inocuidade da vacina e a sua capacidade de provocar uma resposta imunitária.
A vacina VSV-ZEBOV é igualmente testada em voluntários sãos nos Estados Unidos (o primeiro ensaio iniciou-se a 13 de outubro último) e ensaios estão previstos iniciar brevemente na Alemanha, no Gabão e no Quénia.
O ensaio é o segundo organizado na Suíça e coordenado pela OMS. A primeira vacina, "ChAd3" (Chimpanzee-Adenovirus ChAd3-ZEBOV) começou a ser ensaiada em Lausana em finais de outubro último.
« Estes ensaios mostram uma mobilização sem precedentes por parte dos países, dos organismos de saúde e da indústria de ajudar a conter a epidemia de Ébola », declarou a sub-diretora-geral para os Sistemas de Saúde e Inovação, Marie-Paule Kieny, citada num comunicado da OMS transmitido à PANA.
« Se as vacinas se revelarem eficazes e sem perigo e iniciarmos a produção e a distribuição em escala elas serão o desdobramento de vacinas mais rápido que registamos até agora na resposta a uma emergência de saúde pública », declarou Kieny.


O ensaio em Genebra começa com as primeiras vacinas durante a semana de 10 de novembro e os primeiros resultados são esperados em dezembro de 2014. Panapress

Sem comentários:

Enviar um comentário