terça-feira, 11 de novembro de 2014

Google arrenda aeródromo da Nasa para se lançar na exploração espacial


A empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin arrendou um aeródromo da Nasa por 60 anos, para desenvolver projetos de exploração espacial. O acordo prevê um investimento de 200 milhões de dólares.

A Google chegou a acordo com a Nasa para arrendar, durante 60 anos, um aeródromo da agência espacial norte-americana. 

O objetivo da empresa, que começou por ser apenas um motor de pesquisa, é aí desenvolver pesquisas nas áreas da exploração espacial e da construção de veículos capazes de navegar noutros planetas.

O contrato, anunciado esta segunda-feira pela Nasa, prevê uma renda total de 1,16 mil milhões de dólares e um investimento de 200 milhões de dólares para renovar as instalações do aeródromo de Moffett, incluindo o Hangar One – uma estrutura gigante construída sobre um conjunto de vigas de aço revestidos com aço galvanizado e que se tornou um monumento histórico na região. 

O hangar foi criado durante a Grande Depressão para acomodar o dirigível USS Macon e ocupa uma área de mais de 32 mil metros quadrados.

A Nasa, que com este acordo vai conseguir poupar 6,3 milhões de dólares por ano em custos operacionais, revelou que as instalações vão ser usadas para a “investigação, o desenvolvimento, a montagem e testes nas áreas de exploração espacial, aviação, robótica e outras tecnologias emergentes”.

Tudo aponta para que a Google esteja a virar as suas atenções para o espaço, depois de ter construído um império na área da informática. 

A empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin está neste momento a oferecer um financiamento de 20 milhões de dólares para qualquer missão privada que se disponha, até ao final de 2015, a pousar um robô na Lua, que consiga viajar 500 metros em solo lunar, captar e enviar imagens para o planeta Terra.

Apesar deste investimento, ainda não se conhece qualquer plano para um eventual projeto autónomo de exploração espacial, mas no futuro a Google pode vir deixar a sua pegada no espaço.



Sem comentários:

Enviar um comentário