sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Dietas para Desintoxicar – 10 Alimentos Poderosos

Frutas para suco detox

O que você faz quando eu computador está lento e pesado, sem executar corretamente as tarefas que você espera dele? Você reinicia a máquina e volta às suas atividades, só que agora com mais eficiência e agilidade. Certo?
Pois assim funcionam as dietas para desintoxicar. Elas permitem que você dê um “reset” no seu organismo, reestabelecendo seu bom funcionamento e deixando você mais leve e disposto.
Para mandar embora todas aquelas toxinas que estão deixando você pesado e sem energia, inclua no seu cardápio alimentos que irão ajudá-lo a fazer essa “faxina” no seu organismo. Opções como salsa, alcachofra e couve colaboram para “limpar” o corpo e não podem deixar de fazer parte das dietas para desintoxicar.

Alimentos Poderosos para desintoxicar

Além de incluir na sua dieta alimentos que desintoxicam, é importante também prestar atenção nos hábitos que levaram seu corpo a ficar cheio de toxinas. Alimentos altamente processados (cheios de conservantes), doces, refrigerantes, cigarro, frituras e sal são inimigos do bom funcionamento do organismo, além de serem totalmente contraindicados para quem quer emagrecer.
Carnes gordurosas, laticínios e até mesmo refrigerantes diet devem ser evitados em dietas para desintoxicar. Além do excesso de açúcar, gordura e sódio, ainda acidificam o organismo, contribuindo para o surgimento de inflamações.
Opte sempre que possível por alimentos frescos, evite fast food e inclua na sua rotina atividades físicas para melhorar o funcionamento do seu corpo e evitar os quilos em excesso.
Listamos para você 10 alimentos poderosos de dietas para desintoxicar, te deixando com mais disposição e mandando embora aqueles quilinhos indesejados.

Maçã

Já diziam os americanos que “an apple a day keeps the doctor away”, ou seja, uma maçã por dia pode ajudá-lo a ficar bem longe do médico. As maçãs possuem inúmeros benefícios para a saúde, auxiliando em diversas funções do organismo: controle do colesterol, digestão, prevenção do câncer de intestino e no bom funcionamento do fígado.
As maçãs são especialmente importantes nas dietas para desintoxicar porque possuem um alto teor de fibras insolúveis e solúveis. A pectina presente na maçã é uma fibra insolúvel que atua como uma esponja no sistema digestivo, absorvendo as toxinas e varrendo-as para o intestino.
Outro benefício da maçã é que ela possui um baixo índice glicêmico (IG), ou seja, é absorvida lentamente pelo organismo e não provoca um aumento brusco dos níveis de açúcar no sangue.

Alcachofra

Além de deliciosa, a alcachofra ainda é um verdadeiro remédio em forma de alimento. Auxilia no combate ao colesterol, previne e ajuda a tratar o câncer, melhora a digestão e auxilia a função hepática. E para uma dieta desintoxicante, o bom funcionamento do fígado é fundamental, já que ele atua na filtragem e eliminação das toxinas.
As folhas da alcachofra são ricas em cinarina, um antioxidante que promove o aumento do fluxo de bile pelo fígado (lembrando que a bile atua na quebra de gorduras no intestino delgado). Há ainda a silimarina, um poderoso antioxidante que estimula a regeneração das células e destrói os radicais livres, ajudando o organismo a se livrar das toxinas.
Pouco calórica, a alcachofra é rica em fibras, além de ser um diurético natural. Uma única alcachofra pequena fornece mais fibras do que uma xícara de ameixa.

Salsinha

Rica em clorofila, Vitamina C e Vitamina K, a salsinha entra na lista dos alimentos poderosos para desintoxicar porque é um excelente diurético natural. E como tal, estimula o bom funcionamento dos rins e do fígado, dois órgãos fundamentais para filtrar e mandar embora as toxinas.
Você pode incluí-la no suco verde ou como tempero em saladas. O chá de salsinha potencializa o efeito diurético e também oferece ótimos resultados, mas o ideal é consumi-la crua para aproveitar todos os seus benefícios.

Couve

Por que a couve está presente em todas as dietas para desintoxicar o organismo? Simplesmente porque ela é um poderoso alimento para eliminar as substâncias indesejadas que estão impedindo seu corpo de trabalhar como deveria.
A couve possui uma grande concentração de água e fibras (que atuam no bom funcionamento do intestino), além de enzimas que ajudam o fígado a liberar as toxinas. E ao estimular a produção da bile, a couve também auxilia no controle dos níveis de colesterol no sangue, além de ser anti-inflamatória.
Cálcio, Vitamina C, Vitamina A, Potássio, Ferro e Vitamina K são alguns dos principais nutrientes encontrados na couve. Sempre que possível, opte pela versão orgânica, que contém os mesmos nutrientes, mas sem os ricos associados aos agrotóxicos.

Dente de Leão

Como já dissemos antes, o fígado é um órgão fundamental quando o assunto é desintoxicar o corpo. Portanto, alimentos que estimulem ou fortaleçam suas funções são os maiores amigos de dietas para desintoxicar.
O dente-de-leão é uma erva consumida como salada pelos europeus, mas mais utilizada como chá aqui no Brasil. Composto por muitas vitaminas e minerais, sua principal função é desintoxicar o fígado, estimulando a liberação da bile. O dente-de-leão tem sido utilizado há séculos pelos chineses para o tratamento de diversos males ligados à digestão, como constipação, gases e indigestão.
Tome uma xícara de chá de dente-de-leão de duas a três vezes ao dia, sem açúcar ou adoçante (lembre-se, você está tentando se desintoxicar!).

Gengibre

Para quem quer desintoxicar e emagrecer, o gengibre é fundamental. Isso porque essa raiz de origem asiática acelera o metabolismo, atua para melhorar a eliminação das toxinas, auxilia o fígado e ainda de quebra fortalece o sistema imunológico.
O gengibre melhora a digestão, acelerando a passagem dos alimentos pelo intestino. Isso permite que o organismo elimine mais rapidamente as substâncias indesejadas – como as toxinas.
Acrescente o gengibre ralado à sua salada, chá, sopa ou suco verde. Ou então adicione um pouquinho de gengibre ralado na sua garrafinha de água e carregue-a sempre com você.

Repolho

Depois das famosas dietas à base de sopa de repolho, muitas pessoas infelizmente não conseguem nem ver essa verdura pela frente. Se você se inclui nessa lista, aqui vão cinco motivos para você mudar de opinião e incluir o repolho na sua dieta desintoxicante:
  • O repolho melhora o trânsito intestinal, acelerando a eliminação das toxinas;
  • O fígado agradece, pois o repolho ajuda a desintoxicá-lo e melhorar suas funções;
  • Se por um lado pode causar gases, o enxofre presente no repolho ajuda a degradar substâncias nocivas ao organismo;
  • Possui compostos químicos que impedem a proliferação de células cancerígenas;
  • Possui poucas calorias, é barato e pode ser preparado de diversas maneiras.

Limão

Bactericida e rico em Vitamina C, o limão é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo e, ao contrário da crença popular, ele não acidifica, mas sim ajuda a alcalinizar o pH sanguíneo.
Um copo de água morna com algumas gotas de limão pela manhã farão maravilhas pela sua saúde. Beba a mistura ainda em jejum para reestabelecer o balanço ácido-base do seu organismo (o que aumenta a eficácia da eliminação de toxinas) e para auxiliar nas funções hepáticas.

Chás

Como os chás são compostos praticamente por pura água, eles estimulam um maior funcionamento dos rins, levando consigo muitas toxinas. Tome várias xícaras ao longo do dia, dando preferência para os chás feitos diretamente com a erva, e não saquinhos.
Muitas dietas para desintoxicar estimulam o consume de chá verde, mas vale ressaltar que, assim como o café, o chá verde é rico em cafeína, que é tóxica para o organismo.
Como seu objetivo é desintoxicar o organismo, opte pelos chás de erva-doce, camomila, cidreira, melissa, flor de maracujá e cavalinha. O hibisco, assim como a cavalinha e o chá de quebra pedra, é um poderoso diurético, que ajuda a acelerar seu processo de desintoxicação.

Algas marinhas

Todos nós sabemos que devemos consumir mais frutas e verduras para manter a saúde, mas às vezes ignoramos a grande quantidade de agrotóxicos presentes nesses alimentos.
Os agrotóxicos estão relacionados a uma série de complicações para a saúde, desde Alzheimer e Mal de Parkinson até diversos tipos de câncer. Embora o recomendado seja dar sempre preferência aos orgânicos, às vezes a pouca disponibilidade e os maiores preços desses alimentos tornam essa tarefa mais difícil.
Pois é aí que entram alimentos desintoxicantes como a alga marinha, que possuem a capacidade de eliminar do nosso organismo alguns metais pesados. Chumbo, cádmio e estrôncio radioativo são alguns desses metais comumente encontrados em nossa alimentação e que podem ser eliminados pelo consumo regular de algas.
E para quem quer emagrecer, mais um motivo: a alga marinha contém grandes concentrações de iodo, que ajuda a acelerar o metabolismo. Inclua as algas na sua salada ou coma como aperitivo, já que são salgadinhas e deliciosas.



Aproveite para conhecer o Fator da Perda de Peso. Ele é o programa de emagrecimento e saúde mais vendido da internet nos Estados Unidos e agora está disponível no Brasil também. CLIQUE AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário